2025 - Um ano que será lembrado nos livros de história

18-03-2025

Estou convencido que vivemos um momento histórico. Estou convencido que no futuro este período será lembrado como uma época negra e será analisado como agora analisamos ciclos temporais complexos do passado.

Uma das características dos momentos marcantes é que apenas os reconhecemos no futuro. Dificilmente conseguimos saber de antemão que o que estamos a viver será lembrado como um momento histórico. Porém, hoje, este período que se iniciou há alguns anos e se estenderá por um tempo que não sou capaz de determinar, este momento que vivemos, nomeadamente o ano 2025, será lembrado como um ciclo temporal histórico. Estou absolutamente convencido disso: que vivemos um período histórico e que as nossas acções afetarão seriamente o futuro.

Actualmente juntam-se várias crises num único momento: uma espécie de panela de pressão pronta a rebentar. A sua conjugação é que faz com que vivámos um momento histórico; admito que um momento sem precedentes na história. E essas várias crises são as seguintes:

  • a crise climática
  • a massificação da inteligência artificial
  • a alienação dos jovens da realidade e a imersão no virtual
  • a conjugação de várias crises geopolíticas em vários locais do planeta

Irei escrever acerca destes quatro temas e tentarei terminar com uma mensagem positiva - se for capaz - ao longo das próximas semanas.

Quem sou eu para vaticinar o que quer que seja! Mas a verdade é que não é necessário ser-se uma mente brilhante com um conhecimento geral extraordinário para perceber o que se está a passar: basta estar atento, ouvir e ver em redor, conhecer a história e refletir. E se estiver enganado - Deus queira que sim - ficarei felicíssimo. 

Uma coisa eu sei. Hoje pensamos pouco; refletimos pouco; estudamos pouco; empatizamos pouco; rezamos pouco. Precisamos de mais filósofos! Como o acto de filosofar é intrínseco ao ser humano - na verdade o acto de pensar acerca da filosofia já é filosofar - não há nada que nos impeça de o fazer. Na verdade há: a preguiça.

Então, sejamos menos preguiçosos e pensemos mais. Vamos refletir acerca de temas importantes e vamos criar formas de tornarmos o futuro melhor: um futuro brilhante é apenas uma anotação num livro de história, um período em que a paz, a harmonia e o amor polulam entre nós.

Um abraço.