Utopia - socialismo por Thomas More
Muitos séculos antes de Marx ter escrito "O Capital", tratado socialista por excelência, já Thomas More tinha escrito "Utopia". Pese embora tenha dúvidas que More considerasse o ideal socialista - ainda por inventar - benéfico, descreveu-o de forma interessante neste seu livro.
A palavra utopia foi criada por More. O filósofo criou essa palavra pala descrever uma ilha, chamada Utopia, onde a sociedade se organizava de um modo semelhante ao do socialismo. Havia um príncipe, é certo. Mas na URSS também havia Estaline e em Cuba havia Castro.

Para o filósofo, a palavra criada utopia era o nome de uma ilha nação com costumes próprios e muito distintos dos europeus da época. Neste seu livro escrito em forma de diálogo, ele descreve, através de Rafael Hitlodeu, como se organizava a sociedade utopiana que tinha características semelhantes à visão socialista de Marx.
Vamos atender rapidamente ao significado das palavras quando More escreveu o livro:
* Utopia deriva do grego e significa "nenhum lugar"
* Hitlodeu deriva do grego e pode ser traduzido como "contador de disparates" ou "o que fala coisas sem sentido"
Actualmenta utilizamos a palavra utopia para designar algo irrealista, impossível ou muito difícil de realizar, fora do alcance. E é aqui que quero chegar. Atentem.
Quando More escreveu o livro "Utopia" e descreveu a sociedade utopiana, a escolha das palavras não foi um mero acaso. Homem culto, o filósofo sabia perfeitamente que a utilização de algumas palavras, em especial utopia e hitlodeu, serviria o propósito da ironia. Por um lado contestava a sociedade corrupta europeia do século XV, por outro descrevia uma sociedade "ideal", consciente de que não o era.
Hoje em dia podemos associar o socialismo à sociedade utopiana de More. Por um lado é uma sociedade organizada, sem pobreza, onde não há desemprego nem excesso de trabalho e os cidadãos trabalham apenas 6 horas por dia - porém há indivíduos, os Sifograntes, cuja missão é garantir que os malandros são postos em ordem. Por outro lado é uma sociedade sem iniciativa privada, sem distinção dos mais dedicados, com impossibilidade de evolução e onde a liberdade é limitada. Mas o mais interessante é o significado que damos à palavra utopia na actualidade: algo irrealista, impossível ou muito difícil de realizar, fora do alcance
Pois bem, ainda que o socialismo possa parecer altamente cativante em termos ideológicos, é castrador da liberdade, da iniciativa individual, do desenvolvimento e, em última instância, utópico. Já Thomas More o sabia no século XV.